No mês de Junho festejam-se os santos populares: Santo António (13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho).
São figuras que pertencem ao universo da religião católica, mas as festas pouco têm de religioso. As pessoas saem para a rua e fazem pequenas festas nos seus bairros. Há bailes para dançar pela noite dentro. Há sardinha assada e outros petiscos.
Em alguns lugares costuma saltar-se uma fogueira, onde se queima rosmaninho, como diversão. Devido ao perfume destas plantas, estas fogueiras deixam um aroma agradável no ar.
Estas festas chamam-se arraiais populares e variam de região para região.
Há ainda balões que sobem no ar, um pouco semelhante aos festivais das lanternas em alguns lugares da China.
A planta que é também tradição nesta altura é o manjerico, verde e perfumado, que é oferecido às pessoas de quem se gosta. Normalmente, cada manjerico tem uma quadra popular (4 versos em que o primeiro verso rima com o terceiro, o segundo rima com o quarto) que cada pessoa pode criar. Por vezes, realizam-se concursos para criar quadras populares.
Exemplo:
Se eu te pudesse dizer
O que nunca te direi
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei.
Fernando Pessoa
Também o alho-porro é símbolo destas festas. Serve para as pessoas se divertirem batendo com ele na cabeça uns dos outros. É muito comprido, cheira mal, mas é divertido.
Com a evolução dos tempos modernos, o alho-porro tem sido substituído por martelos de plástico, coloridos e ruidosos, que servem para o mesmo efeito.
Alguns bairros são enfeitados com fitas de muitas cores e as pessoas que neles vivem organizam marchas populares vestidos a rigor.
É tempo de convívio, alegria e animação.
ARRAIAL POPULAR EM MACAU
DIAS 28 E 29 DE JUNHO
DAS 12H ÀS 22H.
CALÇADA DE S.LÁZARO.
Sem comentários:
Enviar um comentário