O Secretário de Estado-adjunto do Primeiro-ministro, Filipe Baptista, vem de Lisboa a Macau participar nas cerimónias em representação do governo português.
Os eventos comemorativos deste dia não variam muito de ano para ano:
10 de Junho em Macau
9:30 Consulado-geral de Portugal - Içar da Bandeira portuguesa10:30 Passeio até à Gruta de Camões (Jardim de Camões): Actividades apresentadas por alunos das Escolas de Macau
18:00 Residência Consular - Recepção à comunidade portuguesa (por convite)
Para celebrar esta data, a Casa de Portugal em Macau apresenta duas iniciativas.
1- Uma exposição multimédia sobre o caminho de Camões até Macau, que é inaugurada no dia 13 de Junho, prolongando-se até dia 29. Local: Albergue da Santa Casa da Misericórdia, no Bairro de S. Lázaro.
2- Um espectáculo de fado, Sábado, 14 de Junho, pelas 20h, no pequeno auditório do Centro Cultural de Macau. A receita do espectáculo reverterá a favor das vítimas do terramoto de Sichuan. Bilhetes à venda nas lojas Kong Seng e Centro Cultural de Macau.
A artista convidada chama-se Névoa e lançou este ano o terceiro disco “Entre les pedres e els peixos”. Névoa não é portuguesa, mas sim catalã(ver nota) e vem de Barcelona, Espanha. Canta fado em português e alguns temas na sua língua materna. Elege o “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa como a obra portuguesa favorita e canta inclusive um tema inspirado neste autor com o nome “Não sou Nada”.
Névoa diz-se “uma cidadã do mundo”.
Uma reportagem sobre a fadista:
Nota: O catalão é uma língua românica, assim como o português, o francês ou o espanhol, derivada do latim vulgar. É falada por cerca de 10 milhões de pessoas no mundo. É a língua oficial de Andorra, Espanha. In Wikipedia.org
1 comentário:
köprü
Enviar um comentário