5 de junho de 2008

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de Junho de 1580 foi o dia em que o poeta português Luís Vaz de Camões morreu. Durante 17 anos da sua vida foi emigrante em terras longínquas, onde se inspirou para escrever "Os Lusíadas". Para lembrar este importante embaixador da Língua e Cultura Portuguesas, este dia passou a ser o dia nacional de Portugal, sendo designado de “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
Assim como Camões teve vida de emigrante, milhares de portugueses encontram-se espalhados por todos os continentes. Adoptaram outros lugares como seus, onde vivem e trabalham, mas não esquecem a terra-natal: Portugal. Este é também dia de festa para as comunidades portuguesas que vivem fora de Portugal.
O dia da morte de Camões só começou a assinalar-se como feriado nacional em 1925 durante a primeira República.
No dia 10 de Junho de 1944, no discurso de inauguração do Estádio Nacional, Salazar falou em Dia da Raça. Mas com a revolução do dia 25 de Abril de 1974 - também chamada revolução dos cravos- em que foi derrubado o governo (ditadura) de Salazar, este dia deixou de ter este nome.
Este ano a festa vai ser na cidade de Viana do Castelo, no norte de Portugal, com a presença de Cavaco Silva, actual Presidente da República.
















*Viana do Castelo

Ainda não temos informações quanto às actividades que vão realizar-se em Macau.
Logo que seja possível anunciaremos aqui.

Seguem informações sobre as comemorações do 10 de Junho em Portugal:
http://www.presidencia.pt/
http://www.presidencia.pt/diadeportugal2008/ (tem um vídeo)

e informações sobre as comunidades portuguesas no mundo:
http://www.secomunidades.pt/
http://www.portuguesesnomundo.com/

Sem comentários:

O mundo junta-se à conversa