20 de maio de 2008

Festival de Cannes homenageia realizador português Manoel de Oliveira



O Festival de Cannes, um dos mais famosos festivais internacionais de cinema do mundo, está a decorrer até ao próximo dia 25 de Maio, domingo, em Cannes, uma cidade do sul de França, situada na Cote d’Azur.
O Festival começou oficialmente em 1946. Em 1955, foi criado o prémio mais alto deste certame: a Palma de Ouro, que distingue o melhor filme a concurso.
Em 1962, “Pagador de Promessas”, dirigido pelo brasileiro Anselmo Duarte, foi o primeiro filme em língua portuguesa a receber este prémio principal.
Manoel de Oliveira, realizador português, com presença assídua no Festival de Cannes, recebeu o prémio da crítica internacional, em 1997, pelo filme “Viagem ao Princípio do Mundo”. Dois anos depois, é-lhe atribuído o Prémio Especial do júri pelo filme “A Carta.”
Em 2006, o cineasta chinês Wong Kar Wai (de Amor à Flor da Pele e 2046), fez parte do júri. Neste mesmo ano, o destaque português foi a longa-metragem "Juventude em Marcha", de Pedro Costa.
Na edição em curso (2008), o realizador português Manoel de Oliveira, a fazer 100 anos em Dezembro e ainda a produzir filmes, foi alvo de homenagem, sendo-lhe atribuída a Palma de Ouro de carreira.
Ontem, 19 de Maio, foi exibido no Grand Théâtre Lumière, «Douro, Faina Fluvial», o primeiro filme do cineasta português. E ainda o filme “Um dia na vida de Manoel de Oliveira”, realizado pelo presidente do Festival, Gilles Jacob.

Nesta edição do festival de Cannes haverá apenas dois filmes provenientes de Portugal em exibição oficial, mas que não participam na competição: “Aquele querido mês de Agosto”, de Miguel Gomes, que passará na Quinzena de Realizadores, e a animação “Até ao texto do mundo”, de Carlos Silva, António Costa Valente e Vítor Lopes.
O filme “Blindness”, que o realizador brasileiro Fernando Meirelles rodou a partir de um romance do escritor português José Saramago, “Ensaio sobre a Cegueira”, abriu a 61ª edição em Cannes. Nesta película, que relata uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge uma comunidade, excepto uma mulher, entram os actores Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal.
*Foto de Guillaume Horcalejo/EPA


A página oficial do festival aqui.

Sem comentários:

O mundo junta-se à conversa