28 de maio de 2008

Conhecem alguém que faça 400 anos?!?!

Se ainda estivesse vivo, hoje o Padre António Vieira teria 400 anos.
Nasceu em 1608, em Lisboa. Passou parte da sua vida no Brasil - onde viria a falecer em 1697 - enquanto missionário da Companhia de Jesus.
Lutou pela causa dos índios, defendendo os direitos humanos dos povos indígenas, ao mesmo tempo que combatia a sua escravização.
Mas não defendeu só os povos indígenas. Lutou também pelos direitos dos judeus e contra todas as discriminações dentro da religião católica.
Foi ainda mais longe e fez algo inédito para a sua época e para a sua condição de padre: nos seus sermões criticava outros sacerdotes e a própria inquisição, organismo que pertencia à Igreja e que perseguia quem não seguisse as leis impostas pela religião católica.

Por tudo isto e muito mais, foi considerado uma das figuras mais influentes do séc. XVII, seja em termos políticos, religiosos e também literários.
O "Sermão de Santo António aos Peixes" e o "Sermão da Sexagésima" são algumas das suas obras mais conhecidas.

É possível ficar a saber mais sobre a vida e obra em:
>>>Exposição sobre Padre António Vieira no Café Oriente, IPOR – Instituto Português do Oriente – Macau (Edifício do Consulado-geral de Portugal, entrada pela Rua do Pato).
>>>Filme realizado por Manoel de Oliveira sobre a vida e a obra do Pe. António Vieira: “Palavra e Utopia”.
>>>Blogue: http://www.vieira2008.blogspot.com/

* se não perceberem o significado de alguma palavra, consultem o dicionário de língua portuguesa neste blogue, no lado direito, nas “páginas úteis”.

Sem comentários:

O mundo junta-se à conversa